sábado, 6 de fevereiro de 2010

As TICs como recursos pedegógicos

Hoje em dia o professor dispõe de diversos recursos para melhorar sua comunicação com os alunos, de introduzir conteúdos, o docente pode procurar a melhor forma de integrar as mais diversas tecnologias e metodologias, para tanto é necessário que o mesmo tenha o domínio, o conhecimento tecnológico para que ocorra uma mudança qualitativa no processo ensino aprendizagem. A sociedade hoje busca por novas formas de aprender e ensinar e a relação professor aluno são muito importantes, pois os alunos sabem quando o professor gosta de ensinar e principalmente quando gostam deles, temos acesso a programas que permitem a criação de ambientes virtuais e que facilitam a interação entre professor e aluno, o aluno motivado torna-se mais participativo e aprender de forma colaborativa é bem mais interessante. E as tecnologias por si só não faz muito, depende muito do uso que se faz delas. O professor deve procurar meios que levem os alunos a se tornarem críticos em relação a eles, desta forma o educador torna-se o estimulador, o parceiro do processo ensino aprendizagem e deixa de ser simples transmissor do conhecimento. E as tecnologias estimulam o educador a criar projetos pedagógicos utilizando as mais diversas mídias e tecnologias proporcionando maior interatividade, essa comunicação se dá através do e-mail, do blog, da internet, no chat, na sala de aula ajudando o aluno na construção de sua identidade, na vida pessoal e profissional, alias todos estamos reaprendendo a aprender,a ensinar e a nos comunicar. Para tanto o professor deve buscar equilíbrio entre as tecnologias e conhecimento curricular e suas potencialidades educacionais.

Um comentário:

  1. OLÁ NÚBIA,

    SOU MARLENE VIEIRA, E VISITANDO SEU BLOG TIVE UMA GRANDE ALEGRIA EM SABER QUE ÉS TUTORA DO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.EU SOU CURSISTA DO ESTADO DO MARANHÃO, ESTOU EM FASE DE MONOGRAFIA, ASSIM PRECISO DE SUA COLABORAÇÃO, NO SENTIDO DE ME ENVIAR MATERIAL PARA ESTUDO. O TEMA É:
    AS DIFICULDADES DOS QUATRO PROFESSORES DA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE ENSINO LUSO ROCHA, EM RELAÇÃO AO USO DO COMPUTADOR.

    MEU SUMÁRIO:

    1 INTRODUÇÃO
    2 OBJETIVOS
    2.1 Objetivo Geral
    2.2 Objetivos Específicos
    3 TECNOLOGIA EDUCACIONAL: alguns olhares
    4 O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
    5 FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
    5.1 Resistência e mudança na formação continuada dos professores para a inclusão das TICS
    6 CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENTRO DE ENSINO LUSO ROCHA
    7 METODOLOGIA
    8 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS
    CONCLUSÃO
    REFERÊNCIAS

    FICO AGUARDANDO SUA CONTRIBUIÇÃO;

    MEU EMAIL: marlenevieira62@yahoo.com
    abraços
    Marlene Vieira

    ResponderExcluir